quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Manteiga ou Margarina?

Não há como negar que no café da manhã, muitos temos o hábito do pão com manteiga ou margarina e ai surge a antiga dúvida: qual dos dois é menos prejudicial a nossa saúde? Qual a diferença entre estas?

Começamos por suas semelhanças: ambas carregam em sua composição gordura o que leva riscos à saúde por isso seu consumo deve ser moderado. Na hora de optar por alimentos assim deve-se levar em conta o perfil de cada pessoa, de acordo com aspectos como a taxa de colesterol, triglicerídeos, a dieta rotineira e o ritmo de vida.

No que diz respeito à gordura, as duas são diferentes: na manteiga a gordura predominante é a saturada e o colesterol(pois é um alimento de origem animal).

A margarina é produzida através da hidrogenação de óleos vegetais, o que a torna rica em gordura trans e gordura saturada (quanto mais cremosa, mais rica em gordura trans). As gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, podendo aumentar o LDL (colesterol ruim), e diminuir o HDL (colesterol bom). Além de que alguns estudos indicam que estas gorduras favorecem a perda de flexibilidade das membranas , dificultando a transmissão de impulsos nervosos, aumentando assim a incidência da depressão.( sem falar nos riscos de problemas coronarianos).

Deve-se observar e comparar a composição das margarinas que são divulgadas como isentas de gorduras trans, pois em muitos casos é acrescentada maior quantidade de gordura saturada para dar mais sabor.

Para os hipertensos, deve-se manter atenção sobre o Sódio, presente nas duas, então se deve optar pela composição isenta de sal.

Sob o ponto de vista na escolha por alimentos mais naturais e obviamente mais saudáveis, deve-se escolher a manteiga, pois passa por menos processos industriais recebendo menos aditivos químicos. Dê sempre a preferência por alimentos mais “caseiros” observando sempre a confiabilidade de sua procedência.

Fabiana Raquel Calloni- Nutricionista- CRN2 6624

Nenhum comentário:

Postar um comentário