quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é o Zen?


O zen é o mais belo método já descoberto para se entrar no âmago profundo de seu ser, mas o zen tornou-se cada vez mais e mais difícil pela simples razão de que o homem se tornou cada vez mais e mais complexo. O aprender vem em degraus; e o desaprender pode acontecer em um único salto quântico. E o zen pertence ao mundo do desaprender. Ele não é conhecimento – ninguém pode atingir ao conhecimento subitamente, porque o conhecimento é uma quantidade, não é uma qualidade. Qualquer coisa quantitativa somente pode ser atingida gradualmente; a pessoa se gradua naquilo, lenta, lentamente, a pessoa absorve e digere aquilo. Hoje em dia é quase impossível conceber como a iluminação súbita pode ser possível, como, em um único clarão, a pessoa pode ser totalmente transformada. O mundo mudou tanto, que agora é necessário uma espécie de abordagem totalmente diferente. O zen tem que se tornar contemporâneo. Eis por que eu estou falando tanto sobre o zen, porque eu vejo a imensa beleza dele, eu vejo o seu inestimável valor. Ele não deveria ser perdido – perde-lo será perder o maior tesouro que a humanidade descobriu. Mas nós o estamos perdendo. Trata-se de um tempo totalmente diferente; e uma mente totalmente diferente chegou à existência, você terá de compreender como a inocência assimila e o conhecimento perde.

Não há um objeto de conhecimento, nada há para ser conhecido, apenas o conhecedor.

Se você puder colocar seu conhecimento de lado, se você puder liberar a inocência que o homem perdeu que você provou na sua infância, então...

Com Amor

Nakab.

(Todas as palavras contidas neste texto pertencem a Osho, e foram extraídas por Nakab de seus “livros”.)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vivência na Viveda


É um projeto que visa o encontro à si mesmo. São realizados fixamente em torno de duas vezes por mês. Cada profissional vinculado à Viveda é responsável por fazer a parte de reflexão em datas pré-estabelecidas. Qualquer um pode participar, fica aí o convite!

Próximas datas:
03/12/2010 - sexta feira - as 16:00 horas


Mais informações: (54) 3217-7519.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Curso de Formação de Terapeuta Ayurvédico

O curso será realizado no Espaço Viveda, previsto para o começo de 2011. No cartaz acima, você encontra mais informações. Outras informações pelo fone (54) 3217-7519.

Ayurveda e a digestão


Muitas doenças que lotam os consultórios médicos atualmente têm sua origem no processo digestivo, ocasionando uma série de desconfortos e acúmulo de toxinas no organismo. Tendo uma boa digestão, muitos problemas graves podem ser evitados, como: úlceras, obesidade, má circulação, intestino preso, enxaquecas, intoxicação do fígado, entre outros. Alguns exemplos de sintomas de má digestão são: dores de cabeça, dores de estômago, fígado, colesterol, sensação de peso, náuseas, sono, problemas de pele e inchaço.


O Ayurveda busca uma perfeita harmonia em todo o funcionamento do organismo, com meios naturais e eficazes, atacando e prevenindo a causa das doenças, promovendo longevidade e bem estar.

Algumas dicas ayurvédicas para uma boa digestão:

– nunca beber líquidos gelados junto com as refeições, pois apaga o fogo digestivo, causa letargia e aumento de peso;

– incluir chá de gengibre antes ou após as refeições, ou consumi-lo como tempero;

– fazer uso de condimentos como: coentro, cominho, louro, açafrão, manjericão, tomilho e alecrim;

– não discutir na hora das refeições;

– ter bons pensamentos ao sentar para comer. Tudo que não é bem digerido, inclusive pensamentos e emoções, provocam toxinas no organismo.

Por: Carina Stocker