O Ayurveda e os 5 Elementos da Natureza
O Ayurveda, a filosofia médica indiana, afirma que todas as coisas na natureza são formadas pelos 5 elementos: espaço, ar, fogo, água e terra ou panchamahabhutas. Esta teoria coloca o ser humano como um microcosmo do universo (macrocosmo). Estes elementos influenciam a nossa saúde física, mental e emocional através da sua concentração única e individualizada no nosso corpo, ou seja, um excesso ou diminuição deles pode levar ao desequilíbrio, e na sua evolução ao desenvolvimento de patologias.
Ao estudarmos a aplicação destes elementos na pratica clinica encontramos a teoria panchamahabhautica, ou seja, a utilização destes 5 elementos na medicina interna. Esta escola do Ayurveda afirma que todas as doenças são provenientes do desequilíbrio dos elementos da natureza no nosso corpo e propõe a analise destas patologias segundo esta visão. Tratamos as nossas desarmonias ao manipularmos a concentração destes elementos no nosso corpo físico.
O elemento espaço é extremamente sutil e está relacionado aos nossos espaços macroscópicos e microscópicos. Sem o espaço nada acontece, nenhuma troca é possível e a vida torna-se improvável. Os órgãos, tecidos e células necessitam do espaço para receberem nutrientes e excretarem os dejetos. Já o ar relaciona-se a respiração, prana ( energia vital) e o movimento (vento interno). O elemento fogo traz calor e temperatura, alem de ter uma relação direta com digestão e transformação. A água promove hidratação ( 70 % do nosso corpo é formado por liquidos) e a terra gera estrutura e solidez.
Na pratica clinica observamos as alterações relacionadas aos elementos da natureza: um excesso de espaço leva a perda de peso e desnutrição, um ar exacerbado pode gerar vento interno com muito movimento ( ansiedade e insonia), secura e sensação de frio nas extremidades. O fogo elevado promove calores, irritabilidade, agressividade e problemas digestivos. A água em desarmonias gera edemas, inchaços e sensação de peso e por ultimo a terra em desequilíbrio desenvolve aumento de peso, preguiça, sonolência e até obesidade e suas doenças relacionadas como o diabetes.
Ao diagnosticarmos uma desarmonia dos 5 elementos tratamos pelo contrario pois no Ayurveda afirma-se que “ semelhante aumenta semelhante”. No excesso de espaço temos que utilizar uma dieta nutridora (terra), o aumento de ar (movimento e secura) é apaziguado com terapias relaxantes e oleação como a abhyanga (massagem com óleos medicinais). Nas doenças de fogo (calor e queimação) indicamos terapias refrescantes: ervas e dieta frias. No aumento de água (inchaço) pensamos em drenar e aumentar a micção. E por ultimo nos problemas decorrentes do acumulo de terra (obesidade) indicamos atividade física, dieta e plantas medicinais que promovam leveza. No Ayurveda o panchamahabhautica, terapia dos 5 elementos, deve ser feito por um profissional experiente, capacitado ao diagnostico correto e ao tratamento individualizado adequado a cada ser humano.
Prof. Dr. Aderson Moreira da Rocha, clinico geral, reumatologista e acupunturista. Autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário